sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Festa Julina 2012


Arraiá das Arábia


        Pelo terceiro ano consecutivo, nossa escola  realizou a sua festa julina, carinhosamente chamada de Arraiá das Arábia, sempre no dia 20 de julho, Dia do Amigo. É um momento de confraternização e alegria vivido por alunos, professores e funcionários que colaboram antes e depois da festa com muita boa vontade: barraquinhas de pescaria,  jogo das garrafas, argolas, brincadeiras típicas ─ corrida de saco, ovo na colher ─ comidas da época ─ pipoca, canjica, milho cozido ─ doces, salgados e refrigerantes trazidos por toda a comunidade escolar. O ponto alto do Arraiá das Arábia é a nossa quadrilha, intitulada Quadrilha sem eira nem beira, porque poucos ensaiam mas, no dia, muitos dançam. Ela fica quilométrica... e sempre muito animada. A novidade desse ano, foi o casamento caipira, ensaiado e apresentado pelos alunos da oficina de Teatro, sob a orientação do professor Maurício Osborne, responsável pela Oficina de Teatro na nossa unidade escolar. Choveu a semana toda, mas no dia 20 de julho de 2012, abriu um sol lindo que garantiu o sucesso da festa.




















quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Uma vez Harry Potter, sempre Harry Potter...

Uma vez Harry Potter, sempre Harry Potter...



Há personagens de filmes, de peças teatrais, de livros dos quais nunca nos esquecemos. O personagem pode ter 10, 20, 30 anos, não importa. Será sempre lembrado. E, para matar a saudade, basta rever o filme ou reler o livro, e ele estará lá.
A minha relação com Harry Potter é assim. Há muito tempo, nossa sala de leitura ganhou 70 exemplares de Harry Potter e a pedra filosofal e depois todos os livros do menino bruxo, em quantidade bem menor. Nos empréstimos de livros, vários alunos sempre querem ler algum livro da saga potteriana.
E aí, no 2º bimestre, resolvi trabalhar o primeiro livro com meus alunos da turma 1802. Claro que muitos alunos torceram o nariz, porém, outros animaram-se. E embarcamos juntos nessa aventura, com Harry, Rony e Hermione, rumo a Hogwarts e vivemos aventuras tão grandes quanto as deles.
As atividades realizadas envolveram, além da leitura do livro, análise dos aspectos pré-textuais ─ capa, contracapa, orelhas, folha de rosto, ficha catalográfica, dedicatória ─ e análise das características textuais, inerentes a um texto narrativo. Os alunos realizaram, além dos debates sobre as peripécias da narrativa e seus personagens, um quiz em que se saíram muito bem. A leitura do livro foi aproveitada para a prova de redação do bimestre.
Para culminar, fizemos uma festa de despedida para Harry Potter. Teve bolo, refrigerante, cupcake, balas nas cores das casas de Hagwarts, chapéu de bruxa e varinha mágica. Foi o maior barato...
Desculpe-me quem não curte as aventuras desse bruxinho, mas não se pode negar que J.K.Rowling construiu um universo fascinante no qual os personagens, corajosamente,  lutam contra o que os oprime, ligados por laços de grande amizade, fidelidade, solidariedade, grandeza de coração e de alma.
Não tenho vergonha de declarar: sou apaixonada por Harry Potter, ri e chorei muito com ele e seus amigos. Sempre que a saudade apertar, vou reler os livros e assistir aos filmes com os olhos de quem o faz pela primeira vez.
Venha para a nossa festa. Você é nosso convidado especial...













terça-feira, 28 de agosto de 2012

Nossas receitas





  • Pão de casca de abóbora;
  • Torta de talos de brócolis;
  • Bolinhos de sobra de arroz;
  • Bolinhos de casca de batata;
  • Bolo de feijão;
  • Suco de cenoura e beterraba;
  • Suco de couve e limão;
  • Bolinho econômico de talo de espinafre com fubá;
  • Doce de casca de banana;





Pão de casca de abóbora


Ingredientes:

1kg de farinha de trigo
1 copo de requeijão de casca de abóbora lavada e cozida
1 xícara de chá de leite morno
1 xícara de chá de água
1 copo de requeijão de óleo
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
3 ovos (usar 1 gema e 3 claras na massa e 2 gemas para pincelar o pão)
50 gramas de fermento para pão fresco

Modo de fazer:

Bata as cascas no liquidificador, passe pela peneira e reserve. Misture o fermento e o açúcar e dissolva. Acrescente o leite e uma colher de sopa de farinha de trigo. Misture, cubra e deixe crescer por 15 minutos. Junte metade da farinha de trigo, o óleo, o sal, os ovos, a casca de abóbora e a água. Bata e ponha o restante da farinha. Sove a massa. Divida em três partes, abra-a e coloque o recheio de sua preferência ou não. Coloque na forma e deixe crescer (coloque uma bolinha de massa num copo com água; quando a bolinha subir, é hora de o pão ir ao forno). Aqueça o forno. Pincele os pães com as gemas e asse por 45 minutos ou até dourar.

Bolinho econômico de talo de espinafre com fubá
Custa pouco e é delicioso!!!!!!!


Ingredientes:

2 xícaras de chá de talos de espinafre picados
1 xícara de chá de leite
1 ovo
1 e ½ xícara de chá de fubá
1 xícara de farinha de trigo
2 colheres de sopa de queijo ralado
2 colheres de sopa de cebola ralada
Sal a gosto
Óleo para fritar

Modo de fazer:
Em uma tigela, misture os talos de espinafre, o leite, o ovo, ligeiramente batido, o fubá, a farinha de trigo, o queijo e a cebola ralados e o sal. Com o auxílio de uma colher, molde os bolinhos e frite-os no óleo quente até dourar. Coloque-os sobre papel toalha, para retirar o excesso de gordura, e sirva logo em seguida, bem quentinhos.



Torta de talos de brócolis


Ingredientes:

3 ovos
5 colheres de sopa de queijo ralado
½ xícara de chá de óleo
1 xícara de chá de leite
3 colheres de sopa de maisena
9 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de fermento

Recheio:

1 xícara de chá de talos picados
1 xícara de chá de folhas picadas
Sal e pimenta a gosto
1 xícara de chá de muzarela
Cebola e tomate

Modo de fazer:
Bata no liquidificador os ovos inteiros, o queijo ralado, o óleo, o leite e a maisena. Misturar a farinha e o fermento. Dourar cebola do óleo, acrescentar o tomate, os talos e as folhas. Temperar com sal e pimenta; desligar o fogo. Untar uma forma com margarina, colocar metade da massa, o recheio, os cubos de muzarela e o restante da massa. Forno pré-aquecido 22ºC e assar até dourar.








Bolinhos de sobras de arroz


Ingredientes:

2 copos de requeijão de sobras de arroz
1 ovo inteiro
1 colher de sopa de farinha de trigo
2 colheres de sopa de queijo relado
Temperos a gosto: cebola ralada, salsa, cebolinha, alho, sal.
Óleo para fritar

Modo de fazer:

Misture todos os ingredientes e frite às colheradas. Escorra em toalha de papel e sirva.


Bolinhos de casca de batata

Ingredientes:

2 xícaras de chá de casca de batata cozidas e batidas
2 xícaras de chá de farinha de trigo
2 ovos inteiros
2 colheres de sopa de salsinha picada
1 colher de sopa de fermento em pó
Sal a gosto
Óleo para fritar

Modo de fazer:

Ferver as cascas de batata e bater no liquidificador. Colocar a massa numa tigela, acrescentar os ovos, a farinha, o sal, a salsinha e o fermento. Misturar bem. Fritar os bolinhos às colheradas.


Doce de casca de banana

Ingredientes:

5 copos de requeijão de cascas de banana, bem lavadas e picadas
2 copos e meio de requeijão de açúcar

Modo de fazer:
Cozinhe as cascas em pouca água, até amolecerem. Retire do fogo, escorra, reserve o caldo do cozimento e deixe esfriar. Batas as cascas e o caldo no liquidificador e passe por uma peneira grossa (não use peneira de plástico). Junte o açúcar e leve novamente ao fogo baixo, mexendo sempre até o doce desprender do fundo da panela.


Bolo de feijão

Ingredientes:

2 xícaras de chá de feijão preto cozido sem temperos
1/2 xícara de chá de óleo de girassol
½ xícara de chá de água
1 e ½ xícara de chá de açúcar
1 colher de café de aroma de baunilha
1 xícara de chá de achocolatado
2 xícaras de chá de farinha de trigo
3 ovos (claras em neve)
1 colher de sopa de fermento em pó



Modo de fazer:

No liquidificador, bater o feijão, o óleo, a água, o açúcar, as gemas, a baunilha e o achocolatado. Passar para uma vasilha grande e acrescentar a farinha de trio peneirada, o fermento e as claras em neve. Forno pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos.

Suco de cenoura e beterraba


Ingredientes:

1 cenoura média
1 beterraba média
Suco de 1 limão
1 litro de água gelada
Açúcar a gosto

Modo de fazer:

Bater tudo no liquidificador e passar pó peneira. Servir gelado, imediatamente.


Suco de couve e limão

Ingredientes:

Suco de meio limão
1 folha de couve
180ml de água

Modo de fazer:

Faça um suco com o limão. Bata no liquidificador todos os ingredientes. Passe pala peneira. Sirva gelado e imediatamente.

Rio+20



Desde abril, a turma 1802, na disciplina de Língua Portuguesa, vem refletindo sobre a RIO+20, através da leitura de textos de jornal, do caderno pedagógico e de outras áreas do conhecimento. Além de ter acesso a informações sobre o evento e assuntos relacionados à sustentabilidade, os alunos tiveram a oportunidade de ler diferentes tipos de textos de jornal, principalmente notícia, reportagem, box e entrevista, conhecer suas características e debater as informações presentes nos textos.
Criaram especial interesse, textos oriundos da disciplina de Ciências sobre a Cultura dos 3 Rs – Reciclar, Reutilizar e Reaproveitar. Se a Rio + 20 trouxe a nossa cidade muitos líderes mundiais para discutir o “desenvolvimento sustentável e a eliminação da pobreza”, o debate promovido em sala de aula reafirmou a necessidade de cada cidadão fazer a sua parte e, assim, se engajar com o desenvolvimento sustentável do planeta.
Sempre achamos que nada ou pouca coisa podemos fazer, mas a turma 1802 descobriu que muito se pode fazer através de pequenas ações – Pensar globalmente e agir localmente.
E, inspirados por esse pensamento, realizamos - professora, merendeiras, responsáveis e alunos – um Café da Manhã, no refeitório da escola: a professora e as merendeiras ofereceram, sem os alunos saberem o que estavam saboreando, pratos doces e salgados feitos com sobras que muitas vezes jogamos fora – talos, folhas e cascas. Servimos também sucos feitos com laranja, couve, limão. Depois de tudo experimentado, foram revelados aos alunos os ingredientes de cada prato, e eles e os responsáveis presentes ficaram surpresos com a delícia dos pratos servidos.
Aqui mesmo, podemos nos deliciar com as fotos do evento e as receitas do que foi servido. Para todos, foi uma atividade muito legal. E saborosa...