Retrospectiva 2011

  




    A Escola Municipal República Árabe da Síria está situada no conjunto Cesarinho. É uma escola pequena, mas das arábias. No ano de 2011, a sua Sala de Leitura, carinhosamente chamada de Profº Ivan Dias da Silva, realizou coisas do arco-da-velha: compras de livros, Salão do Livro e Bienal, passeios culturais, Instituto Moreira Salles, CCBB, a sua tradicional  festa julina, II Mostra de Dança e visita ao Centro Histórico do Rio de Janeiro (Projeto Caminhos do Rio). Nesses eventos, dentro e fora da escola, a colaboração de todos foi decisiva para que tudo desse certo. Vale a pena relembrar...




       Festa julina 

Nosso tradicional “Arraiá das Arábia” acontece no mês de julho, no Dia do Amigo. Nesse dia, toda a comunidade escolar se confraterniza e se diverte muito. Tanto antes da festa, como durante a festa e depois dela, todos colaboram para que tudo dê certo, do princípio ao fim. A cada ano que passa, nossa quadrilha “Sem eira nem beira” aumenta consideravelmente e nem cabe direito no pátio da escola. Barraquinhas de doces e salgados; de pescaria; boca do palhaço; latas; brincadeiras atraem a atenção de todos.


  Comidinhas

                                               

                                                          Corrida de ovo na colher          


                                                                 Pescaria
                                                       Quadrilha  sem eira nem beira




                                                               Corrida de saco




                                                          Retrato de alegria da festa


                                         Caminhos do Rio
                                                           
A vista ao centro histórico do Rio ─ Praça Quinze e Igrejas Históricas ─ nasceu de maneira inesperada. Depois de capacitação no projeto da Secretaria de Culturas “Caminhos do Rio”,  a escola levou alunos para visitar esses lugares. Nem a chuva atrapalhou o passeio. Alunos e professores curtiram de montão aqueles momentos inesquecíveis no dia 28 de novembro.









                                    Exposição do CCBB

Um momento muito especial na vida da República Árabe da Síria foi  a visita à exposição “Caminho das Índias”, no CCBB, no dia 02/12/2011. O CCBB nos enviou um ônibus, e embarcamos, alunos e professores, numa viagem maravilhosa. Foi inesquecível!!!! 















Formatura 2011

                                                   







II Mostra de Dança 2011


          A nossa II Mostra de Dança começou muito antes da sua apresentação. Como o tema dessa mostra era Cultura Brasileira, buscamos fazer uma surpresa para as pessoas que estivessem na festa. Através do Projeto Bairro Educador, conhecemos a Cia. Banto e a professora Carla Gomes, que veio a nossa escola apresentar seu trabalho. E ela aceitou ensaiar um pequeno grupo de alunos - meninos e meninas - para que apresentassem uma roda de jongo. Os ensaios eram, aos domingos, na Lona Cultural de Campo Grande, e, às quintas-feiras, na Escola República. O Projeto Bairro Educador gentilmente nos cedeu uma van para nos levar à Lona aos domingos. Agradecemos muito aos amigos Fabiano Silva e Flávio da Silva Soares ( ex-aluno da República) que estiveram ao nosso lado o tempo todo.








video






Nenhum comentário:

Postar um comentário